terça-feira, 27 de outubro de 2009
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Caro Fernando e aventureiros,
Em primeiro lugar quero apresentar-vos as minhas desculpas por esta ausência demorada mas as actividades de verão estenderam-se mais do que o previsto e foi-me impossível fazê-lo mais cedo. De qualquer maneira, já tínhamos calendarizado um plano com imensa margem temporal pelo que, ainda estamos mais do que a tempo para planear e preparar bem uma viagem de uma vida. A partir deste momento, e com o vosso feed-back, tudo será mais célere.
Em anexo, em PDF, vou colocar a minha proposta para esta aventura. Ao elaborá-la, tomei em consideração a disponibilidade de tempo por todos expressa no blog pressupondo que a opção de uma semana é altamente desaconselhável para um empreendimento deste tipo. O facto de ser um destino muito longínquo e rico em diversidade merece que, se possível, lhe dediquemos, pelo menos, duas semanas.
Este programa privilegia o contacto com a natureza não descurando a cultura, fortemente presente em Buenos Aires, “a mais europeia cidade da América do Sul” como é conhecida. Centra-se no triângulo Buenos Aires-Terra do Fogo-Patagónia, onde proponho a visita do que, no meu entender, são os destaques desta região mais a sul. Do que já conheci, se me perguntassem o que visitar em duas semanas e uma só vez na vida, nesta região, o programa em anexo seria a minha escolha.
As actividades são acessíveis a pessoas sem experiência nas respectivas modalidades e são todas enquadradas por monitores especializados. No entanto, aconselho aos participantes uma preparação com a realização assídua de caminhadas para um melhor e mais confortável aproveitamento da viagem.
Para aqueles que estarão interessados e disponíveis para uma extensão do programa fiz também uma proposta adicional.
Em termos de processo, para já, proponho o itinerário. Gostaria que o analisassem e me dessem o vosso feed-back sobre o mesmo. Se corresponder ao vosso desejo em termos destino e actividades passarei imediatamente a orçamentá-lo.
Não mencionei nenhuma data concreta mas, desde o nosso encontro, constatei que a Páscoa é já um pouco tarde para uma visita ideal a esta região. Coloquei por isso, o 1º trimestre de 2010 mas sugiro aproveitarmos o período do Carnaval, por exemplo de 5 (ao fim do dia) a 21 de Fevereiro.
E, por agora, é tudo. Estou à vossa inteira disposição através do meu e-mail filipepalma@filipepalma.com ou telefones: 917 245 400 e 266 782 051. Se por acaso não estiver disponível, peço que me deixem mensagem com o vosso contacto e ligarei de volta logo que possível.
Muito obrigado e os meus melhores cumprimentos a todos,
Filipe Palma
sexta-feira, 24 de julho de 2009
A Graciosa, reserva da Biosfera
Graciosa: reserva da biosfera sem benefícios materiais
Publicado: 2009-06-29 11:35:24 Actualizado: 2009-06-29 11:35:24
Por: Carlos Tavares
(http://ww1.rtp.pt/acores/?article=9259&visual=3&layout=10&tm=10)
É reserva da biosfera, mas a ilha Graciosa não colhe benefícios materiais desse galardão, atribuído pela UNESCO.É essa a realidade que sa passa na Graciosa: a ilha não colhe benefícios materiais do galardão atribuído pela Unesco, segundo a autarquia e também os representantes do comércio local. A Graciosa, conjuntamente com as duas ilhas que compõem o Grupo Ocidental do arquipélago açoriano, Flores e Corvo, integra a rede mundial de reservas da biosfera. Em Maio passado, quando as Flores foram integradas, Pedro Castro Henriques, Presidente do Comité de Candidatura, mostrou-se convencido que, no futuro, o arquipélago, como um todo, pode vir a ser classificado como reserva da biosfera. Enquanto isto, o alerta vem da Graciosa, ao referir-se ao facto da falta de uma estratégia de divulgação não permitir colher benefícios do respectivo galardão da UNESCO, que é sinónimo de qualidade ambiental e da utilização sustentável dos recursos.
Luís Costa / Carlos Tavares.
Encantado com as suas paisagens, as suas gentes e as suas casas!
Para já uma saudação muito especial, de muita amizade e gratidão, pela disponibilidade e simpatia, ao Dr. Pedro Cunha, do Museu da Graciosa; ao Jonas (candidato a meu amigo da Guarda, tomadas as devidas diferenças, claro!...), do Centro Juvenil Informática da Graciosa; e ao Artur Picanço, da Furna do Enxofre.
De todos eles aqui voltarei a falar: da Graciosa, do Dr. Pedro Cunha, do Jonas e do Artur.
terça-feira, 14 de julho de 2009
Vamos começar as prospecções
- Terra do Fogo
- Patagónia do Norte
- Patagónia do Sul
- Ushuaia
- Bariloche
- Calafate
- Glaciar Perito Moreno
- Torres del Paine
quinta-feira, 9 de julho de 2009
E pronto! O primeiro passo está dado!...
O Filipe Palma mostra-nos fotografias lindíssimas da Terra do Fogo, da Patagónia e da Antárctida. Fala-nos sobre a sua experiência, responde às nossas perguntas; faz sugestões.
Do primeiro para o último plano: Manuel Cordeiro, João Figueiredo, Alexandru Casota, Maria João Loureiro.
O Fernando Pinto e o Alexandru.